Cuidado com as palavras: elas são a sombra do que pode acontecer...

Friday, January 05, 2007

A dois dias do vestibular...

Estudando Cornélio Pena... Um jornalista, escritor e desenhista natural de Petrópolis, RJ.
Muito legal o textinho...

**Sem comentários sobre o tempo que não posto e sobre o meu estado de espírito antes das provas da UFRGS!!!

UM SILÊNCIO INCOMUM

"Se os simbolistas decidiram que só pela sugestão envolvente a transmissão de seus estados de alma se faria possível, e se Cornélio nos garante que 'por baixo das palavras há um outro mundo que vive, complexo e palpitante', infere-se que nesse mundo sem voz a experiência colhida ficou trancada em silêncio. Não há como dizer o que se sente, o que há em nós de mais íntimo. Há um muro de incomunicabilidade entre os homens. Por que então continuar escrevendo, se o próprio pensamento nos diz que nem pensar adianta e que todo entendimento é uma satisfação provisória? Talvez para insinuar a quem ouve, a quem tem a paciência de ouvir, que por baixo das palavras se aninha um sentimento incomum. Quando ele se torna possível, parece que existir vale a pena." (Leonardo Fróes, Símbolos, Poema em Prosa e Literatura Intimista)


Através da porta ouço o rumor de vozes.
São homens e mulheres; são criaturas humanas que nunca vi e que nunca me viram; amanhã serão meus amigos e meus inimigos, e formarão em torno de mim uma cadeia cerrada de idéias e de ódios que ainda me não pertencem.
Para lá da porta tudo é novo.
Gente nova! E eu quisera também ter uma alma nova, que surgisse para eles na pureza e no desconhecimento de minha própria vida...
E devagar, furtivamente, abro a porta para entrar no mundo novo que se acha atrás dela, ao encontro dos homens e das mulheres cujas vozes chegam mais distintas, sabendo que nada poderei oferecer-lhes, a não ser as minhas mãos gastas, meu corpo cansado, minha alma usada e sem destino.